#28 Oldies but goldies

 

Jung tem uma frase que diz o seguinte: ”Eu não sou o que me aconteceu; sou o que escolhi ser.”

Basicamente somos aquilo que fazemos de nós, por nossa livre escolha e responsabilidade. Obvio que a vida de cada um pode ser mais ou menos complicada, assim como os caminhos que podemos tomar em determinado momento.  Mas a mudança de rota no meio das trilhas ao longo da existência só pode ser tomada por decisão de cada um.  Chupinhando a famosa frase do Gandhi: “Temos de nos tornar a mudança que gostaríamos de ver no mundo”. E pode ser que essa mudança comece em coisas bem pequenas, e tudo bem, o importante é  tomar a atitude, sair do lugar comum.

 Mas é preciso ter a consciência de que só muda quem quer. Independentemente do tamanho e intensidade da mudança que se possa operacionalizar no momento.

Os tempos andam difíceis para todos.  Para alguns mais que outros, mas igualmente difíceis. Mas não é desculpa para ficar estagnado em lugares onde não se quer mais estar. Apesar das complicações da vida, não dá para empurrar a responsabilidade de mudar com a barriga e “sobrar de vítima das circunstâncias”, pior, “pagar” de vítima das circunstâncias.

Cada um sabe o que é melhor para si ou onde seu calo aperta. No fim das contas o pior algoz e o melhor amigo de cada um é a própria pessoa. Por que sair de uma situação ruim depende mesmo é da vontade de começar a se movimentar, mais do que qualquer circunstância mágica ou favorável. Só se mexe quem quer, para quem não quer sair do lugar, não há empurrãozinho funcione.

Ninguém pediu prá nascer, mas ninguém nasceu “só” prá perder. Então é uma boa hora de jogar fora a máscara de vítima fora e começar a se movimentar para onde se quer estar.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s